05/02/2010

Museu Berardo


BES Photo 2009

 1 Fevereiro / 4 Abril

O BES Photo é uma iniciativa anual do Banco Espírito Santo que, em parceria com o Museu Colecção Berardo, visa premiar artistas de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, por trabalhos desenvolvidos no domínio fotográfico durante um determinado período. Nas anteriores edições foram distinguidos com este prestigiante prémio os artistas Helena Almeida, José Luís Neto, Daniel Blaufuks, Miguel Soares e Edgar Martins. Esta sexta edição revela-nos os trabalhos de André Cepeda, Filipa César e Patrícia Almeida.


Judith Barry, Body Without Limits

 8 Fevereiro / 25 Abril


A obra de Judith Barry (n. 1954, EUA, vive e trabalha em Nova Iorque) envolve performance, arquitectura, cinema, vídeo, instalação, fotografia, escultura e novos media (entre outros). A compreensão da sua obra pode ser entendida através de um vocabulário que se constitui como um glossário, que inclui “Percepção”, “Espaço”, “Duração” e “Contexto” e nos ajuda, num exercício de síntese, a abordar e a compreender a produção artística contemporânea.
 
 
Robert Longo, Uma Retrospectiva

 15 Fevereiro / 25 Abril


No panorama artístico americano contemporâneo, Robert Longo (n. 1953) demarca-se pela originalidade das técnicas e pela força expressiva das temáticas abordadas. Esta exposição reúne cerca de cinquenta obras representativas da carreira do artista, onde a subversão das imagens massificadas e o uso abundante da grafite e do lápis, impõem uma reflexão forte e dramática sobre o mundo contemporâneo.


Annemarie Schwarzenbach
Auto-Retratos do Mundo

 22 Fevereiro / 25 Abril

Ao longo da sua breve vida (1908-1942) a suíça Annemarie Schwarzenbach, figura mítica da “literatura de viagens”, efectuou reportagens fotográficas numa deambulação permanente pela Europa, Médio Oriente, África e América do Norte. A exposição apresenta cerca de 200 fotografias acompanhadas de textos literários, jornalísticos e outra documentação original que ilustram toda a sua vida e obra. Naquela que é a primeira exposição internacional, e a mais abrangente da sua produção fotográfica, é dado ainda um especial destaque à sua passagem por Lisboa (1941-1942).

Sem comentários: