10/09/2009

ExperimentaDesign 2009


Sob o lema "It´s About Time", a ExperimentaDesign, bienal de design, arquitectura e criatividade, regressa a Lisboa precisamente no ano em que comemora dez anos de existência.

Depois da polémica que envolveu o seu cancelamento e a sua consequente passagem por Amesterdão, entre 9 de Setembro e 8 de Novembro a capital do país será invadida por um conjunto de iniciativas: de exposições a conferências, passando por projectos de requalificação urbana.

De entre as exposições programadas, quatro no total, destacam-se "Quick, Quick, Slow (10 de Setembro e 29 de Novembro) - Texto, Imagem e Tempo" que estará patente no Museu Berardo em torno do design gráfico e de comunicação ou a mostra "Pace of Design" no Picadeiro (Princípe Real) centrada no desafio lançado a ateliers de diferentes países.

Além das exposições, a bienal abre dez Conferências de Lisboa ao grande público na sua semana inaugural (de 9 a 13 de Setembro, duas conferências diárias), convida peritos e provocadores a encontrar-se com o público especializado nas Open Talks e regressa à parceria com a Cinemateca na Designmatography V – ciclo de cinema temático dedicado a “um grande cineasta” com uma estreia em Lisboa, avançou apenas a directora da bienal. Em destaque está uma série de documentários sobre as megalopolis, as grandes cidades emergentes como a capital angolana. "Luanda Rise" é o primeiro, da autoria de Pedro Pinto, Ricardo Carvalho e Joana Pacheco.

Sem comentários: