14/03/2012

Daniel Blaufuks


Daniel Blaufuks apresenta o seu trabalho no IPA, na próxima sexta-feira, dia 16 de Março, às 21h00.


Esta sessão aberta ao público e de entrada livre faz parte da Pós-Graduação: Fotografia, Projecto e Arte Contemporânea; organizada pelo Atelier de Lisboa e pelo IPA - Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos.

Local: IPA - Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos
Rua D. Luís I, 20d, Lisboa (Santos/Cais do Sodré)


Daniel Blaufuks nasceu em Lisboa em 1963.
A sua formação dividiu-se entre a AR.CO, Lisboa, o Royal College of Arts, Londres, e a Watermill Foundation, Nova Iorque.

O seu trabalho tem-se centrado na relação entre fotografia e literatura, recordação pessoal e a memória colectiva. Utilizando principalmente fotografia e vídeo, é autor de livros, instalações, filmes e diários facsimilados, como London Diaries (1994) e Uma Viagem a São Petersburgo (1998). Depois de Sob Céus Estranhos (2002), realizou Um Pouco Mais Pequeno do Que o Indiana (2006), um ensaio sobre paisagem e memória colectiva em Portugal.

O seu trabalho encontra-se representado em várias colecções entre as quais: Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Colecção Berardo (Lisboa), Centro Galego de Arte Contemporânea (Santiago de Compostela), Palazzo delle Papesse (Siena), Sagamore Collection (Miami), The Progressive Collection (Ohio). Em 2007, foi o vencedor do Prémio BES Photo 2006, o mais importante prémio nacional de fotografia e no ano de 2007, o livro Sob Céus Estranhos foi considerado o melhor livro de fotografia internacional do PhotoEspanha.

Sem comentários: