21/01/2011


Retratos de Mulheres - Fotografia

Manray I Jorge Martins e Julião Sarmento

De 27 de Janeiro de 2011 a 30 de Abril de 2011

Na Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva

Praça das Amoreiras, 58

 
A exposição retratos de mulheres reúne fotografias de três artistas: Man Ray, Jorge Martins e Julião Sarmento.

De Man Ray (1890-1976) é apresentado o notável conjunto The Fifty Faces of Juliet, da colecção Fondazione Marconi, Milão. São retratos de Juliet Browner (1911-1991), mulher do artista, fotografada entre 1941 e 1955. O projecto do livro The Fifty Faces of Juliet foi concebido por Man Ray no início dos anos 50 do século XX em homenagem a Juliet, e consiste numa selecção de fotografias tiradas em Los Angeles, onde Man Ray aplicou várias técnicas e estilos, intervencionadas, coloridas e de dimensões variadas.

A fotografia de Man Ray destaca-se pela descoberta de novos processos fotográficos e pela subversão das técnicastradicionais.

 

É na California que conhece e se casa com Juliet Browner, modelo de feições exóticas. Man Ray fez uma espantosa série de retratos de Juliet, em poses clássicas, holliwoodescas, nús, mas também de uma Juliet reinventada e metamorfoseada, através do retoque dos negativos, de jogos de luz, sobreposições ou da aplicação de cor.


Giorgio Marconi, amigo e coleccionador de Man Ray, tornou possível este projecto, proporcionando a tão desejada edição do livro (1981 e 2009) cumprindo assim o desejo do artista, e cedendo as fotografias da exposição, adquiridas pela Fondazione Marconi. Man Ray frequentou o casal Arpad Szenes e Vieira da Silva, nos anos 50, no atelier do Boulevard Saint-Jacques, num convívio artístico que Fernando Lemos testemunhou.

A par da pintura, Man Ray manteve sempre a actividade de fotógrafo(registos mundanos, fotografias de moda, modelos, etc.). Em 1940, fugindo da perseguição dos nazis, Man Ray deixa Paris, a sua cidade de eleição, e embarca em Lisboa para os Estados Unidos.

Sem comentários: