21/01/2010

Em Lisboa - Jane e Louise Wilson: Tempo Suspenso - No CAM














Esta é a maior exposição individual até à data das gémeas britânicas Jane e Louise Wilson, que incluirá a sua primeira obra em filme Hypnotic Suggestion 505 (1993). Nesta exposição, serão apresentadas obras inéditas, como uma série de cinco esculturas produzidas especificamente para o espaço do CAM, que jogam com a arquitectura do edifício; são réguas que medem e pontuam os vários espaços expositivos e uma escultura suspensa inspirada em Rodchenko.

Será exposto o vídeo Spiteful of Dream, de 2008, produzido em Derby. O filme centra-se no movimento de uma enorme turbina e numa sequência caleidoscópica, que juntamente com o som e a imagem, configuram uma verdadeira coreografia. Como reflexo da relação entre história e memória, tema fundamental no trabalho de Jane e Louise Wilson, será apresentada a obra Unfolding the Aryan Papers (2009), que combina stills do arquivo de Stanley Kubrick com imagens da Hornsey Town Hall.

Serão apresentados dois conjuntos de trabalhos fotográficos: a série de seis fotografias, Oddments, de 2008, que espelha o importante processo de arquivo e catalogação de um dos maiores alfarrabistas londrinos, a Maggs Bros. Ltd; e cinco fotografias a preto e branco em larga escala dos bunkers da II Guerra Mundial, que serviram como extenso sistema de fortificações na costa da Normandia.

Trabalhando a memória histórica, a obra de Jane e Louise Wilson recupera lugares vazios, áreas evacuadas sem comando, ou espaços perdidos e abandonados, numa viagem que tem tanto de tempo psicológico como de arqueologia de lugares e vivências, transportando-nos para um tempo suspenso.
 
Jane e Louise Wilson: Tempo Suspenso
22 Janeiro 2010 a 18 Abril 2010

CAM – Hall, 1.ª Sala, 2.ª Sala, Nave e Sala Polivalente

Comissariado: Isabel Carlos

1 comentário:

tulipa disse...

Finalmente consegui fazer aquilo que já idealizava há algum tempo, que era criar um ambiente completamente zen, estilo indiano.
As fotografias dão uma visão do espaço e dos quadros.
Além das fotos havia os cheiros - incenso a queimar;
os sabores - chamuças para petiscar;
os sons - música indiana de fundo; a possibilidade de poder ver um trabalho em power-point com 180 imagens do quotidiano na Índia. Tudo isto foi uma autêntica inovação, incluindo 3 saris de 5 metros de comprimento caindo do alto a decorar o espaço.
Enfim...estava um ambiente espectacular.
Recebi imensos elogios!!!

Mesmo assim não consegui despertar a tua curiosidade para vires ver ao vivo...? Espero ver-te cá.

Bom fim de semana.